Páginas

domingo, 28 de outubro de 2012

A voz do silêncio

O que é o silêncio? Será que se resume apenas ao fato de calar a voz e manter os lábios fechados? 
Dependendo da forma e do momento em que acontece ele pode ser tanto positivo quanto negativo. Silenciar as vezes é engolir o mundo e remoer dentro de si angústia, tristezas e alimentar sofrimentos. O silêncio desse tipo grita e exala pelo corpo, causa insônia, ansiedade e até mesmo depressão. Silenciar em situações onde deveríamos falar é a pior forma de mostrar ao mundo o que se quer. Não deixe que seja preciso seu corpo falar para que você aprenda o valor das palavras.
O silêncio também é sabedoria na medida em que aprendemos que ele pode ser um bom meio de evitar que as situações se compliquem ainda mais. Silenciar é colocar-se no lugar de pessoas que ainda não possuem uma condição intelectual a ponto de não entrar em discussões tolas e infundadas. Silenciar não ser fraco ou covarde, pelo contrário, é ser forte ao ponto de superar os próprios impulsos e conseguir ter o domínio de suas ações.
Um silêncio evita que você machuque profundamente alguém. Aprenda a guardar suas palavras em momentos onde a razão lhe foge. Não faça de suas palavras um tiroteio em quem lhe ouve. Não fira os ouvidos e o coração de seus ouvintes. Cuidado ao falar, palavras não voltam.
Talvez um dos grandes erros das pessoas é que elas muito falam e agem pouco. O mundo seria diferente se as ações fossem utilizadas como linguagem também. Mais do que palavras, precisamos de atitudes que possam modificar os nossos caminhos. O silêncio pode ser ouvido, sentido e - se você tiver sensibilidade - entendido. Faça a experiência e escute o que há dentro de você, as vezes é bom impedir que nossa própria voz impeça-nos de nos encontrarmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...