Páginas

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Igreja de quem e para quem?

Início essa postagem com um sentimento de indignação! Falarei sobre um assunto que quase nunca menciono nesse blog: Religião! À você meu caro leitor, sinta-se livre para continuar lendo ou se retirar desde já. 
Hoje fui obrigado a me questionar sobre o que andam fazendo das celebrações eucarísticas. Tenho a impressão de que o ritual tornou-se um espetáculo regado a pompas e poses com direitos a flash's que visam captar tudo o que é fútil e deixando de lado o principal do rito.
Recebi um "manual de orientações" sobre como proceder na liturgia e meu primeiro pensamento foi: "Meu Deus, o que fizeram com a Sua Igreja?". Esse manual contém orientações que norteiam desde as vestes até o seu penteado!
Sempre cresci com a visão de que Jesus havia escolhido os mais simples e humildes para se manifestar. Estava sempre andando com pescadores, gente humilde, simples e pobres. Era companheiro dos marginalizados e excluídos, se aproximava de leprosos, prostitutas, deficientes físicos e pecadores. E foi a esses que anunciou o Seu Evangelho.
Hoje para ouvirmos os ensinamentos do Mestre e participarmos da Eucaristia devemos seguir uma série de "orientações". Sim, a ocasião merece preparo, vestes adequadas tendo em vista que nos encontraremos com Aquele que é o Senhor, porém, será que o excesso de vaidades não sufoca a modéstia e simplicidade que Jesus sempre pregou?
Me pergunto qual o problema de subir em um presbitério calçando tênis? Qual o problema de uma mulher usar uma saia ou um vestido (adequado) a uma celebração litúrgica? Do que importa os esmaltes das unhas e a forma como o cabelo está penteado? O que seu perfume prejudica no andamento de uma celebração? Estamos em uma Missa ou em um desfile de moda?
Me questiono, estamos na Igreja de quem e para quem? Onde fica a escolha preferencial pelos pobres? Aqueles que não possuem uma roupa X e um sapato Y não podem se colocar diante de Deus?
Abram os olhos cristãos! Meu segundo pensamento ao concluir a leitura do manual foi: "Jesus, vem livrar Seu templo dos mercadores!". Estão fazendo um espetáculo onde "bêbados e mendigos deverão ser retirados com descrição" porque não são dignos (segundo as orientações) de estarem na Igreja.
Meu Deus, o que fizeram com sua Casa? É tamanha minha indignação com o que tenho visto. Onde foram parar os verdadeiros cristãos? Hoje são raros os que realmente entendem o real propósito de ir ao encontro de Cristo, Aquele que usava sandálias e devia ter os pés encardidos porque caminhava pregando o Plano de Salvação sem dar importância com o que as pessoas ao seu redor vestiam. 
Cristãos devem estar em extinção! O que vejo hoje é um número grande de pessoas que fingem entender os ensinamentos do Mestre e se enganam ao pensarem de que a forma com que você apresenta o seu exterior é mais importante do que aquilo que você traz em seu coração!
Procura-se cristãos! Procura-se cristãos, mas que sejam autênticos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...